Eu me sinto muito livre. Conquistei uma liberdade que não troco por qualquer coisa mais...E entendi que os meus limites beiram a algo muito distante do que entendem as vezes por limites. Meu limite é o abismo que existe entre meu querer e o meu não querer. Mas...e se fere o outro?...se fere o outro, a depender de quem seja o outro, o respeito toma seu lugar e meu querer pode até mudar.

.....................................

Aí eu questiono...até que ponto o amor é isso aí que "inventaram"? Que duas pessoas se conhecem, se gostam (ou nao), namoram, casam (ou não), estabelecem vínculos de relacionamentos. Escolha de UM alguém, UMA pessoa...enquanto AS pessoas todas estão aí, para interagirem, se conhecerem, conhecerem-se a si mesmas, viverem, exerecerem uma liberdade que escolhem..para si e para os outros. Lembro-me que quando era casada, meu ex gostava de assoviar nos momentos que para mim eram mais ruins ouvir assovios..no trânsito, se alguém o incomodava, irritava, ele assoviava, geralmente múscas sacras, acho que na tentativa de exorcizar a raiva.

Se discutíamos ou ele se aborrecia com alguma coisa comigo, assoviava. Aquilo me irritava profundamente e eu odiava...Ele ficava dizendo que eu não podia impedi-lo de assoviar. Agora veja só: Ele gosta de assoviar pra rebater a raiva....eu me incomodava. Eu tenho, preciso estar convivendo com os assovios dele? Ele, por sua vez, se gosta de assoviar..nossa!...como eu posso ser tão estúpida de podar uma coisa que é dele? A separação veio, não por causa dos assovios apenas, claro..hehehe...e veio junto pra mim a descoberta que é uma agressão imensa eu querer legislar sobre seres humanos, mudar aspectos e até invadir coisas íntimas de alguém, sentimentos, paixões, segredos íntimos que todos nós temos e não queremos mesmo compartilhar!..coisas bobinhas que gostamos, preferimos também.

Putz!...é uma agressão contra o outro críticas destrutivas que acontecem, vejo, entre casais que dizem se amarem. Mulheres que detonam em cima de homens, por coisas tão idiotas como "não jogar futebol porque quero que você vá ao shopping ou médico comigo"..."não fale alto desse jeito". Homens que exigem estética impecável de mulheres que são mais gordinhas ou preferem seus cabelos mais curtos ou mais longos... Coisas bobas..que percebo vão detonando as relações...que nem precisavam existir se aprendêssemos mais a conhecer o espírito humano e suas mudanças, suas idiossincrasias, suas vertentes cada vez mais profundas de intimidade, que o outro so pode invadir se for permitido!

Nos meus relacionamentos agora permeia uma coisa que é meu respeito imenso pelo outro. E tenho sido não muito entendida, já que esse não é muito o padrão feminino, de compreensão de alguns aspectos intrínsecos do ser humano, sem esquecer o respeito, a dignidade, a sabedoria. Não que eu seja perfeita, muito pelo contrário...estou sempre em aprendizado.

Aprendi a jamais invadir vales profundos interiores de ninguém sem ser convidada. E, mesmo sendo convidada, vou com muito cuidado, porque sei que ali estarei vendo e presenciando monstros chocantes, sujeiras e também coisas lindas que jamais vi, que talvez me façam entorpecer, com o impacto...me fazendo ou desistir dessa busca dessa compreensão, ou continua-la..vendo os monstros, convivendo com eles, ou, matando-os em meus desejos de que não quero, naquele ser, eles perto de mim.

Quanto ao amor por alguém.. vou por aí tentando encontrar uma definição.

Comentários

Anônimo disse…
Bidinha, eu aprecio a sinceridade nua desse texto. Gostaria de acrescentar algo que aprendi, que podem ser valia na sua busca da perfeicao!
Percebo um tom de infelicidade ou indignacao nos seus escritos, por pessoas ou situacoes a sua volta nao se encaixarem com as suas expectativas.
A sua 'expectativa' eh que cria a infelicidade!
Nao deixe a sua felicidade depender de pessoas ou eventos!
Tambem nao confunda felicidade com momentos bons 'passageiros'.
Grande beijo!
Anônimo disse…
Quanto ao amor por alguem...
acredito assim: o 'amor' eh sempre uma escolha. Em 1 Cor. 13 vemos 14 qualidades do 'amor'. Todas elas requerem liberdade de escolha.
Eh muito mais significativo quando amamos alguem por escolha propria. Deus nos deu a liberdade de amar ou nao e, junto com a liberdade, nos fez responsaveis por nossas escolhas. Ter o poder de escolher eh o preco que pagamos para termos liberdade e sermos capazes de 'amar'.
Quando se escolhe amar alguem, vc esta assumindo a responsabilidade de aceitar essa pessoa como ela eh.
Tudo sofre, tudo espera, tudo 'suporta'. Isso eh biblico e agente nao pode mudar.
Eh dificil? Sim!

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

O bordado - lado avesso.

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.