Música na cabeça hoje..

Gentileza
(Marisa Monte)

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade

Merecemos ler as letras

E as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto

A você no mundo

Se é mais inteligente

O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo

Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta

..............
José Datrino, nascido no interior de São Paulo foi morar no Rio quando tinha seus 20 anos. Em 1961, sete dias após uma tragédia em Niterói, o incêndio do Circo Americano, Datrino recebeu um chamado divino e dedicou o resto de seus dias a consolar as pessoas, perdoando-as e ensinado-as a perdoar umas às outras. Chamava a todos de Gentileza. Daí o apelido. Vestido como um apóstolo, pregava nas barcas Rio-Niterói. Nos anos 80, pintou seus escritos nas pilastras do Viaduto do Caju, com um tipo de letra muito peculiar e na altura exata para quem passava de ônibus pelo local. Um dia, um ogro qualquer mandou apagar seus escritos com cal. Felizmente um professor universitário conseguiu organizar um movimento de recuperação e tombamento dos escritos do Gentileza, cuja história acabou imortalizada na música de Marisa Monte. Gentileza morreu nos anos 90, aos 79 anos. "Gentileza gera gentileza", dizia o Gentileza. Gentileza demonstra educação. Apreço. Um sorriso, uma expressão educada, uma demonstração de "eu me importo", são capazes de provocar milagres.

Comentários

Anônimo disse…
Lih nao... muito comprido... Bjx
Anônimo disse…
Helena. Eu tenho esse trabalho, feito pelo Leonardo Guelman, em livro e CD. Se quiseres ler eu posso te emprestar.
Aguiar
saleteaguiar@gmail.com
Anônimo disse…
Jah sei prq eu nao lih esse texto no dia q vc postou...

Hoje foi o dia certo.....

Muito Obrigada! :)
Bjx

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.