Siga-me.

23 de novembro de 2006

Hoje, Dia de Ações de Graças nos EUA.

História do Thanksgiving (Dando Graças)

Começou em 1621 quando os pelegrinos vindos da Inglaterra para a terra nova, hoje os Estados Unidos, celebraram o agradecimento pela colheita do ano na colônia de Plymouth. Na ocasião, cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram da festa dos pilgrims (pelegrinos em English). Os novos americanos estavam comemorando a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos pilgrims tinha morrido por causa do inverno causticamente por que passaram. Sem a ajuda dos índios, todos teriam morrido.
Na primeira colheita, o governador William Bradford proclamou um dia de ação de graças e oração a Deus pela provisão dos alimentos. Na festa, um dos principais ingredientes era o peru, que ficou como marco da celebração do Thanksgiving. A festa durou três dias e apesar de não se ter uma data certa desta celebração, historiadores relatam que foi no final do outuno.
Em 1623, um período de seca varreu os Estados Unidos. Os colonos da nova terra proclamaram um dia de jejum e oração e mais uma vez, depois que Deus envia chuva dos céus, é celebrado um dia de ação de graças na terra do Tio Sam. Pouco mais tarde, William Bradford declara que a data de 29 de novembro seria consagrada como dia de oração, onde pastores e líderes agradeceriam a Deus por suas bençãos sobre a nação.
Na história dos Estados Unidos muitas foram as celebrações de Thanksgiving e proclamações de datas em que os americanos se lembrariam de agradecer a Deus. Em 1789 o presidente George Washington proclamou que o Dia Nacional de Ação de Graças deveria ser celebrado na última quinta-feira do mês de novembro, em honra à Constituição dos Estados Unidos. Thomas Jefferson, o terceiro presidente, revogou esta lei, afirmando que a prática estava incorreta por ser uma “decisão de rei”.
Em 1863, Sarah Josepha Hale, autora do poema Mary had a little lamb (Maria teve um pequeno cordeiro), muito conhecido dos americanos, convenceu Abraham Lincoln a proclamar o Thanksgiving como feriado nacional. Para a data, ela escolheu a última quinta-feira de novembro por causa da declaração de George Washington. Em 1041, a data foi oficialmente transferida para a 4a quinta-feira de novembro.
É interessante perceber que todas as celebrações de Thanksgiving no início da história dos Estados Unidos foram feitas para agradecer a Deus. Não importavam aos novos americanos os maus tempos. O povo sabia que Deus era o criador e provedor de todas as coisas. Que possamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Afinal de contas, nós, os brasileiros, somos pilgrims na terra do Tio Sam e muito temos a dar graças. Pela provisão diária , pela acolhida deste país, pelo trabalho, saúde e oportunidade de uma nova vida. Happy Thanksgiving Day!

Fonte: http://www.linhaberta.com/arquivo/2001/ed41/thanks.html

2 comentários:

Sua Amiga Cindy disse...

Thanksgiving Day eh um dia muito especial... Qdo as pessoas param tudo pra curtir amigos, familia e AGRADECER muuuuuuuito por TUDO!!!!
Precisamos fazer isso mais vezes durante o ano... :)

jose disse...

ola!Sou o Vitor. Estou fazendo uma pesquiza sobre o Thanksgiving Day, seu testo me ajudou muito, tem um porem; Hoje quando é comemorado oficialmene o Thanksgiving Day nos EUA?
Ficarei grato se pudeer me responder!
Obrigado!
Boa noite!