O Perfume.

Acabei de chegar do cinema. Cinema dia de segunda-feira é o céu na terra. 7 pessoas na sala, parecia que o filme estava passando só pra mim. Eu merecia isso. Ja sentei com lágrimas nos olhos, sem exagero e sem receios de me chamarem de deslumbrada... pelos dois motivos, por estar recebendo esse presente de ver um filme no cinema vazio, coisa que pra mim é uma circunstancia ímpar e por estar vendo o filme do meu livro preferido. Quando eu li o livro, ha uns 4 anos atras, eu estava num processo de transformação e reflexão profundos. A historia toda de Grenouille que , com senso de olfato superior, (o que lhe serve para criar os mais refinados perfumes do mundo), me remete a uma interiorização muito grande. Grenouille passa a assassinar garotas na busca de ingredientes para compor o perfume perfeito. E consegue. A historia toda do seu isolamento, em que constata que perdeu seu próprio odor. Tudo me tocou profundamente, por conta talvez da profundidade filosófica e nuances psicológicas que vem embutidas em tudo isso. O livro me tocou e agora o filme, vem num momento também meio que semelhante e me emocionou bastante, repito. Amei. Achei forte, fascinante, dentro de imaginações e viagens que eu, só eu sei o que me vem quando penso nas lições que essa historia toda me envolveu e envolve. Quem não leu o livro, leia. Aconselho a ler, depois ver o filme.
"O Perfume", meu livro preferido do meu autor predileto, Patrick Suskind (que tem outras obras primorosas como "A Pomba" e outros).

Sinopse: Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele – nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua – uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. O Perfume, publicado em 1985, de um autor então quase desconhecido, foi considerado um dos mais importantes romances da década e nunca mais deixou de ser reeditado desde então, totalizando os 4 milhões de exemplares vendidos, só na Alemanha, e 15 milhões em países estrangeiros. Foi traduzido em 42 línguas. Este fenómeno transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre. Em 2006, O Perfume passa a ser uma longa-metragem inspirada no romance de Patrick Süskind.

Comentários:

"É, sem dúvida, o livro da minha vida. Nunca tinha experimentado sentir um perfume através das letras, mas com este romance isso tornou-se uma realidade. Patrick Süskind é um mestre na arte de descrever, soberbo! Classificação: 10 estrelas"
Dina Velosa

"Para além do que já foi dito só acrescento: senti como nunca o cheiro da época e passei a cheirar o mundo de outra maneira."
Virgínia

"É um livro absolutamente fabuloso! A envolvência que cria no leitor é extraordinária... Do início ao fim sem conseguir cessar a leitura! Delicioso..."
João Fraga

"Foi o livro mais fantástico que li até hoje!! Ficamos completamente envolvidos e dependentes da história...é um livro único que aconselho a todos!! Absolutamente incrível..."
Diana Santos

"É envolvente, perturbador e até cuel, mas não deixa de ser um livro muito interessante. A procura do absoluto através do aroma, ideia curiosa e bem conseguida. As paixões humanas levadas ao extremo para obter o poder. Uma obra sobre a qual muito se pode reflectir. A escrita de Süskind, fluente e objectiva "obriga-nos" à leitura ininterrupta de O Perfume."
Paulo António

"Este livro é, sem dúvida alguma, o melhor livro que li até hoje. A forma como envolve o leitor, faz com que ele próprio sinta alguns dos odores que são descritos... Recomendo a sua leitura!"
Sofia Silva

"É simplesmente de todos o melhor livro que li até hoje. Nomeio-o como o meu favorito. É extremamente envolvente desde a 1ª página; e eu que o diga que antes de o ler desconhecia o prazer que a leitura proporciona. É como estar num mundo completamente à parte. Os meus parabéns ao autor, espero que nos continue a brindar com obras destas."
Cristina Ribeiro

""O Perfume", foi este fantástico,surpreendente e envolvente livro que me deu o verdadeiro gosto pela leitura! A partir dessa altura nunca mais parei de ler! Simplesmente adoro e fiquei fã da leitura! Parabéns ao Sr. Patrick Suskind! FINALMENTE... o filme estreia em Novembro! NÃO PERCAM...!"
São

"Encontrei-me perante uma extraordinária e envolvente história, sem palavras concretas para a poder definir. Valorizo a excelente escolha de palavras da narrativa, com algo grande e ao mesmo tempo banal, os sentidos, consegue-se envolver personalidades de modos tão diferentes, trazendo sentimentos de amor e repulsa simultaneamente. Os meus sinceros parabéns..."
Anisabel Sousa

Comentários

Anônimo disse…
Nada como um bom filme, melhor ainda qdo eh um "excelente" filme...

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

O bordado - lado avesso.

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.