Mentira..fake..caô..

Um homem falando ao celular hoje, em frente a um shopping, bem longe da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia):
__Meu amor! Eu estou na Coelba!..ainda vou demorar aqui..
................
Preciso aprender a fazer isso. Mentir me é sempre um peso maior do que por certo na verdade é. E nem sou tão boazinha. O telefone toca, eu nao to a fim de atender, até já pedi a meu filho que dissesse que estava descansando, que não podia atender. Não julgo de todo uma inverdade, já que, embora não estivesse dormindo, estava realmente descansando. Só que eu acho que posso atender, então, estou mentindo. Tem gente que, supreendentemente, é um expert na arte de mentir. Impressionante, é que a mentira passa a ser uma verdade em sua vida de tal forma que, quando mais quem convive com tal criatura vê que está mentindo, mais as facetas naturais de quem mente se tornam evidentes e, quem passa a ser o idiota é esse, que mente, não a vítima do mentiroso. Estava analisando uma criatura que deveria abrir uma curso tipo: "Como mentir". Suas principais receitas (as unicas verdadeiras serão):
1) Nunca olhe pro lado esquerdo quando soltar uma pequena mentira, já que os psicólogos dizem que quem solta dessas pequenininhas, sempre olham pro lado esquerdo, ou prá cima.
2) Evite suar frio na hora de mentir.
3) Fale mentiras que não deem margem para continuar o papo. E se a sua vítima indagar, leve adiante, nunca desminta sua mentira. Leve até o fim.
4) Mude logo de assunto quando largar aquela mentira que voce sabe que a outra pessoa sacou que voce está descaradamente mentindo.
5) Se seu interlocutor descobrir várias mentiras suas e vier "tirar pergunta", fique olhando pra ele com cara de abajour. Isso irritará ele e com certeza, ele vai desistir de qualquer indagação.
Bem, o curso teria duração de poucas horas... será tudo mentira o que ele disser.

Comentários

Anônimo disse…
Aquele ditado que diz: "Mentira tem perna curta" é um dizer popular líquido e certo.
Porém uma vertende da mentira é a omissão de detalhes. Isso sim transforma uma "quase mentira" em "meia-verdade", possibilitando um realidade sustentável.
De alguma forma a omissão preserva o outro, o amado, de fatos idesejados.
Então uma fórmula equânime para a mentira é a seguinte:

meia-verdade = omissão de detalhes + fatos sustentáveis

E aí se o outro te acusar de mentiroso, vc diz que apenas não ocorreu um questionamento sobre o fato que foi omitido. Existindo assim a possibilidade para que se tenha um crédito com seu amado!
Anônimo disse…
Triste neh? Pessoas q vivem numa bolha de mentiras... lah no intimo, ele(a) sabe q o nome do filme eh "Tudo Mentira"... E aih??? Olha a insonia constante... 'cumeh' q dorme em meio a tanta mentirada???...
Lamentavel... :(

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

O bordado - lado avesso.

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.