Entenda a crise americana..

Este texto serve para mostrar, da forma mais didática e simples, o que acontece nos EUA.

O seu Biu tem um bar na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bebuns e quase todos desempregados.

Porque decide vender a crédito , ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito e o aumento da margem para compensar o risco).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem , afinal, um ativo recebível , e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo
o pindura dos pinguços como garantia.

Uns zécutivos de bancos , mais adiante , lastreiam os tais recebíveis do banco , e os transformam em CDB, CDO, CCD, PQP, TDA, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe, exatamente , o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros , alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos , na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu).

Os derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios , com fortes garantias reais , nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os "bêubo" , lá da Vila Carrapato , não têm dinheiro para pagar as contas , e o Bar do seu Biu vai à falência.

...E toda a cadeia sifu...!!!

É mooollleeeeeeeeee. ..!!???

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.