Piada que deu origem ao "Amigo da Onça"..início do século 20.

Rolava uma piada muito difundida no início do século 20.
Dois caçadores dividem uma barraca. Um deles pergunta:


-E se aparecesse uma onça agora?
-Eu dava um tiro nela.
-E se você estivesse sem arma?
-Eu usava o facão.
-E se você estivesse sem facão?
-Eu subia numa árvore.
-E se não tivesse árvore?
-Eu corria.
-E se você estivesse paralisado de medo?
-Pô, você é meu amigo ou amigo da onça?

........................
Imagem: "Amigo da Onça, personagem de um jovem cartunista, o pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, um dos talentos da imprensa brasileira. Péricles criou um personagem sem caráter, baixinho, com bigode cafajeste e cabelo engomado. O Amigo da Onça trazia um humor ferino. Um verdadeiro anti-herói, capaz de ironizar a sociedade com cutucões certeiros. O Amigo da Onça foi publicado principalmente em O Cruzeiro, a partir de 1943. Tornou-se tão marcante que o próprio Péricles não conseguiu se dissociar do personagem. Boêmio, Péricles caiu na bebida, entrando em um ciclo depressivo que culminou com o suicídio em 1961. O Amigo da Onça continuou sendo publicado por alguns anos. O personagem perdeu popularidade, mas entrou para a história. E deu origem a uma expressão para designar um passado distante: -Isso é do tempo do Onça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.