Siga-me.

4 de outubro de 2008

Piada que deu origem ao "Amigo da Onça"..início do século 20.

Rolava uma piada muito difundida no início do século 20.
Dois caçadores dividem uma barraca. Um deles pergunta:


-E se aparecesse uma onça agora?
-Eu dava um tiro nela.
-E se você estivesse sem arma?
-Eu usava o facão.
-E se você estivesse sem facão?
-Eu subia numa árvore.
-E se não tivesse árvore?
-Eu corria.
-E se você estivesse paralisado de medo?
-Pô, você é meu amigo ou amigo da onça?

........................
Imagem: "Amigo da Onça, personagem de um jovem cartunista, o pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, um dos talentos da imprensa brasileira. Péricles criou um personagem sem caráter, baixinho, com bigode cafajeste e cabelo engomado. O Amigo da Onça trazia um humor ferino. Um verdadeiro anti-herói, capaz de ironizar a sociedade com cutucões certeiros. O Amigo da Onça foi publicado principalmente em O Cruzeiro, a partir de 1943. Tornou-se tão marcante que o próprio Péricles não conseguiu se dissociar do personagem. Boêmio, Péricles caiu na bebida, entrando em um ciclo depressivo que culminou com o suicídio em 1961. O Amigo da Onça continuou sendo publicado por alguns anos. O personagem perdeu popularidade, mas entrou para a história. E deu origem a uma expressão para designar um passado distante: -Isso é do tempo do Onça.

Nenhum comentário: