Vale prestigiar tambem..

Arte Comestível reúne artistas baianos em Feira de Santana

Pela primeira vez em Feira de Santana, uma exposição de arte promete aguçar os sentidos. Trata-se da Mostra Arte Comestível, a chamada Eat Art, que a Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro de Cultura Amélio Amorim, realiza a partir de 2 de abril, reunindo conhecidos artistas baianos e feirenses.

A curadoria é de Selma Oliveira, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), juntamente com o artista Leonel Mattos.

Durante o vernissage, com início 19 horas, os artistas vão produzir e expor obras comestíveis para contemplação e posterior degustação, estabelecendo uma aproximação e interação com o público.

Essa interação é "essencial para que o processo se concretize: contemplar, sentir e degustar", afirma o artista Leonel Mattos. Autodidata e agitador cultural, Mattos completa que o público é convidado a atuar em seus processos criativos, seja em instalações ou em interferências urbanas.

O público terá a oportunidade também de assistir a vídeos durante a exposição. A Mostra ficará no Amélio Amorim até 17 de abril.

ARTE E CONSUMO

A Arte comestível ou Eat Art pode ser definida com um trabalho que reacende o debate sobre as relações entre arte e consumo na contemporaneidade. Surgiu nos anos 1960, criada pelo suíço Daniel Spoerri, mas tem na capital francesa um dos principais veículos de divulgação, tanto que Paris lhe erigiu um templo.

A galeria Fraîch’ Attitude, inaugurada há três anos, é a primeira na Europa a dedicar-se, exclusivamente ao Eat Art de vários artistas, entre eles Daniel Spoerri, primeiro a introduzir a comida nas Belas Artes, e a francesa Dorothée Selz., veterana do movimento.

A Mostra reunirá conhecidos artistas baianos, dentre os quais Almandrade, Bel Borba, César Romero, Leonel Mattos, Davi Caramelo, Bel Borba, Fátima Tosca, Guache Marques, Justino Marinho, Lígia Aguiar e Sérgio Rabinovitz, além de Sônia Rangel, J. Cunha, Chico Liberato, Gustavo Moreno, e Alvaro Sampaio.

De Feira de Santana têm participação confirmada Bena Loyola, Antonio Brasileiro, Gabriel Ferreira, Galeano, George Lima, Gil Mário, Juraci Dórea, Leide Velame, Luis Gomes, Maristela Ribeiro, Nanja, Grupo Gema, Ronaldo Lima, Silvio Portugal, Sonia Cardoso, Victor Venas e Zito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.