Estou numa fase muito feliz, mas também de uma enorme e profunda introspecção e reflexão sobre várias coisas da vida. Incrível como algumas coisas a mim se mostram tão tardiamente, ou, vai saber, numa tal 'hora certa', espiritualmente falando. No me lançar em experiencias tantas, vejo que muita coisa não é aquilo que pintavam, ou é muito mais do que diziam, se perfazem em ocasionadores e propulsionadores de mudanças., prorrompem novos desafios, mentais e etc. Feliz por estar me sentindo muito bem, embora ainda queira e deseje muitas coisas na vida. Mas desejo é a mola mestra para se continuar a viver. Sem DESEJO a vida perde seu brilho. Feliz pela minha pós, feliz por estar estudando muito outros idiomas, a beleza do francês e do italiano. Feliz por estar bem de saúde e de ver, conseguir enxergar as bênçãos que Deus tem me concedido.

......................................

Num desabafo, falando nisso, alguem me disse outro dia, num acirrada discussão, que já partiu de uma incompatibilidade e discrepância de valores, atitudes, desejos, cognitivo, que eu estudava tanto, era tão inteligente e não tinha nada. Fiquei refletindo sobre isso e uma 'coisa' acalentou meu coração de forma inefável:
eu tenho tudo. E você, é, você que me disse isso, sabe que tenho tudo e muito mais. Decerto que disse apenas para alfinetar meu eterno estado de insatisfação e acomodação, bem diferente de você. Aliás, já tive tanto e sei bem o que seja ter uma casa de 400m², carro zero, muita grana, viagens, mas a tal felicidade, satisfação pessoal, onde estavam, nisso tudo? Abri mão e abriria de novo. Que bom então 'ouvir' isso logo de alguém que não tem o melhor e mais precioso dos bens, aquele bem que é infinito, que não se pode comprar e não se vende, que não acaba nunca, não é corroído por traças nem ferrugem: o conhecimento. Certo, eu tenho meu apartamento próprio, minha vida toda montada, tudo adquirido com meu próprio suor. Eu como MULHER, que nunca quis nada de ex maridos, que nunca quis nada de ninguem, que ja passei coisas que ninguem sequer imagina. Desejo ter um carro, vendi o meu a alguns anos. Tão fácil ter coisas materiais, daqui a um tempo terei outro. Que mais? Bem, ter realmente é algo muito bom, materialmente falando. Gosto de ter dinheiro para viajar, mas sem dinheiro tambem, esse ser mesmo que me disse tal coisa, viaja sem, pegando carona, com amigos, etc. Que mais? Conforto?...eu tenho. Ah, tá, quero ter dinheiro pra comprar mais livros e completar minha coleção de filmes, isso eu quero mesmo! Pra reunir meus amigos em torno de conversas alegres, inteligentes, sem me preocupar se a gente vai ter dinheiro ou não pra gastar. Tá, isso eu ainda quero, mas acho fácil ter, é só trabalhar. Não. Eu prefiro ser realmente ávida por conhecimento, estar esperta diante do que a vida quer me ensinar e saber que embora saiba mais que você, tenho que saber mais e mais emais, pela infinitude que sempre lhe disse que é o CONHECIMENTO. E digo que sei mais que você não com empáfia, por ter vivido mais um pouco e estar sempre disposta a aprender todos os dias, seja lendo, ou estudando, pesquisando, numa linguagem bem simples, a fim de me fazer entender principalmente por você. Ao menor sinal de que preciso SABER sobre algo, corro atras deste aprendizado, sem o menor constrangimento. Transferi meus pensamentos a esta pessoa que me disse tal coisa. Uma pessoa que sequer tem a sagacidade de aproveitar seu tempo com coisas sábias e que valham a pena, que não sabe formular uma frase concatenada e lógica, que sequer sabe 'recitar' os meses do ano na ordem. Não que essas coisas delimitem o ser sábio, mas me deixa extremamente irritada o fato de saber e conhecer que tal pessoa se arrouba em dizer ser conhecedor de livros, coisas, filosofia, etc, quando não conhece PN. Instigado, não sabe nem o que falar. Não se interessa em estudar, ler, lançar mão de tanta tecnologia, dos "Gúgous" da vida, da facilidade que se tem hoje nessa busca de conhecimento. Sua atitude mental beira a um retardamento mental na verdade. Não, tem que curtir sua 'juventude'. Ri muito ao ouvir isso, já que uma coisa absolutamente não tem nada a ver com a outra. Não existe quem seja mais feliz e curta tanto como eu, mas, aliado a isso, óbvio, há que guardar o estoque de conhecimento e preparo para a vida, que de mole não tem nada, a não ser que você viva com a mente entorpecida, claro, até por psicoativos, o que não é minha praia. Preciso estar com a cara limpa sempre, enfrentando tudo. Não, tem preguiça mental, vive numa indolência suicida, numa ignorancia destrutiva, e reconhece que vive assim, o pior é isso. Não aprende porque não quer. E ainda, os que com ele convivem, o tratam mesmo como um bobão, indolente, talvez porque são igualmente toscos. Claro, criação, pode ter sido o meio social, mas não creio tanto. Vá estudar, meu querido, mas você, como eu sempre disse, tem que começar do mais elementar, das primeiras letras. Pro seu bem, quando me disse que estava curtindo, acampando, fiquei pensando que poderia estar treinando direção, é, aquele carro que você disse ser habilitado, mas que não tem prática, mas que nada, eu que preciso trabalhar, você e sua corjazinha de amigos desocupados não. E eu sabia que ao menor afastamento de mim, você iria se deixar levar por esse discurso, foi dito e feito. Eu que morra de inveja, não é mesmo? Vá ler, baby, ao menos isso! Quem lê, sabe mais. Claro, não sei se vai ler meu blog, já que a leitura é algo que não está em suas vontades. Isto aqui é meu canto e eu posso aqui desabafar. A inveja que eu tinha de você, lembra? Da sua tranquilidade? Passou. Minha TPM me fez acordar e essa réplica tinha que sair. Faz parte do meu luto. Me senti ofendida mesmo, me magoou pelos meus 5 minutos de afetamento, mas agora consigo sublimar. Inadmissível, sem qualquer sinal de orgulho ou soberba, ouvir isso de você, que admite ter perdido seu tempo, sua vida. É..as coisas pra mim talvez aconteçam mesmo na hora errada, mas hoje olho prá trás e de verdade? Eu queria tudo igual de novo, apenas num detalhe: algumas pessoas não teriam ficado tanto tempo em minha vida, as vezes até unilateralmente e apenas pela minha generosidade, você é uma delas.

Hasta la vista, baby!

Comentários

sergio marcone disse…
O pragmatismo é uma praga [perdão pelo trocadilho infame]. Mas não ta dando pra ler td por aqui por causa desses anúncios google. Como é q ficamos?
Eliana disse…
Amiga, o bom de ouvir essas coisas é que, nos faz ver que a paz interior não tem preço. Quão bom é deitar e dormir em paz não? Dinheiro, bens... na maioria das vezes trazem preucupações, contas excessivas a pagar. De que adianta ter conforto e não ter paz? De que adianta ter uma formidavel cama, e não ter sono? rEPITO: A NOSSA PAZ INTERIOR, não tem preço!

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

O bordado - lado avesso.

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.