290 toneladas de lixo vindas da Inglaterra estão isoladas em porto de SP

Os contêineres com 290 toneladas de lixo que foram encontrados no Porto de Santos, a 72 km de São Paulo, estavam, no final da manhã desta terça-feira (7), isolados num terminal de cargas no Guarujá, a 86 km da capital paulista. A carga deve embarcar de volta para Inglaterra no mesmo navio em que foi trazida para o Brasil. A carga de 16 contêineres foi descoberta no Porto de Santos, vinda da Europa. Ela teria saído de um porto na Inglaterra em fevereiro. O material chegou registrado como produto para reciclagem, mas se tratava de lixo comum. O Ibama soube da carga por meio de uma denúncia do Porto do Rio Grande (RS) porque foi descoberta um material semelhante lá. O Ibama foi verificar outra carga da mesma empresa que foi enviada para o Porto de Santos. Nos contêineres os fiscais do Ibama encontraram restos de alimento, peças de computador, travesseiros velhos, embalagens vazias de produtos de limpeza. O Ibama diz que a importadora e a transportadora vão ser multadas em R$ 150 mil cada uma. O lixo vai ter que ser mandado de volta para a Inglaterra em, no máximo, dez dias. Além de sacolas plásticas, havia papel, pilhas, seringas, banheiros químicos, cartelas vazias de remédios, camisinhas, fraldas, tecido e couro, dentre outros. Moscas e aranhas também foram encontradas nos contêineres. O que chamou a atenção é que em um dos contêineres havia um tonel com brinquedos onde estava escrito: "Por favor: entregue esses brinquedos para as crianças pobres do Brasil. Lavar antes de usar". A carga partiu do porto de Felixstowe, um dos maiores do Reino Unido. Antes de chegar ao Brasil, o navio passou pelo porto de Antuérpia, na Bélgica. As investigações apontam que o lixo foi enviado por uma exportadora inglesa, que não teve o nome revelado. "A denúncia partiu de uma empresa brasileira que importou produtos para reciclagem [procedimento considerado legal]. Quando receberam a carga, viram que era lixo doméstico, e não resíduos de plástico, como eles encomendaram", disse Abel (auditor Rolf Abel, chefe substituto da seção de vigilância do controle aduaneiro da alfândega de Rio Grande).

Já lá na Inglaterra.

Por toda a Europa, moradores estão lutando para ajustar-se a uma nova era de regras sobre o lixo. A Inglaterra, particularmente, está em meio a uma crise do lixo, com a diminuição dos depósitos e uma dos índices de reciclagem mais baixos da Europa. Ameaçados com multas exorbitantes caso joguem lixo demais, governos locais por todo o país estão impondo rigorosos regimes para forçar os residentes a produzir menos e reciclar mais.
Muitos agora coletam o lixo a cada duas semanas, em vez de semanalmente. Eles limitam as residências a certa quantidade de lixo e se recusam a pegar mais. Exigem que o lixo seja colocado para fora somente em horários específicos, rejeitam caixas cheias de recicláveis que contenham apenas um item não-reciclável e empregam oficiais de fiscalização, que distribuem avisos e impõem multas aos que não cumprem as normas. Poucas pessoas questionam que, nesta era de recursos ambientais limitados, é essencial que sociedades com muito lixo como a Inglaterra mudem seus hábitos irresponsáveis. “Esta é uma época difícil para o meio ambiente, e o Reino Unido está atrás no jogo quando o assunto é depender de depósitos de lixo”, diz Beverley Parr, uma porta-voz do Departamento de Assuntos de Meio Ambiente, Comida e Rurais. Ou como Ian Curwen, porta-voz do Conselho de Copeland Borough, que abrange Whitehaven, disse: “Como um país, temos de fazer mais. Não podemos apenas continuar produzindo e jogando coisas fora.”

(
Do G1, com informações do SPTV-http://g1.globo.com)
.........................

"Entregue estes brinquedinhos para as crianças pobres do Brasil.
Lavar antes de usar".
.

O Brasil já tem lixo demais. Desrespeito, desprezo e insolência. Prepotência sim. Fico indignada sim, mas.. Não vejo porque não revelar o nome destas empresas que importam esse material e foram ' enganadas' (desta vez?). Ou será que só agora foi feita a denúncia? Protecionismo, de novo? Que lixo! É o cisco empurrando o bagaço. O Brasil já tem lixo demais, avisem por favor a estes ingleses e a estas empresas que iam receber lixo para 'reciclagem'. Já temos parlamantares demais que são verdadeiros sacos de lixo. Não precisamos das bonequinhas inglesas pros nossos pobres, nem tampouco do seu lixo fastfoodido. Já temos lixo demais nos Tietês da vida e nas Lagoas do Subaé. Temos lixo demais nas favelas e nas ruas de ricos tambem. Queremos respeito, embora emergentes, e devemos nos dar esse respeito, odiando, expurgando práticas de empresas como esta. Lixo é lixo, cada um que tome conta do seu. Pena que o Brasil não toma conta do lixo todo que ele tem, tanto lixo humano, como lixo orgânico e material. Do lixo imaterial, da não-educação nem falaremos. É vão citar esse tipo de lixo já que entope as cadeias de lixo humano. O lixo hospitalar ,causador de tantos males, mas, o lixo do descaso com a saúde pública e saneamento básico, gerando lixo nos bueiros que entopem a cada tres pingos a mais de chuva. É muito lixo já que temos, gente! Mas não aceito esse tipo de humilhação, óbvio. Seria o mesmo que eu colocar meu lixo todos os dias na porta da casa do meu vizinho pobre, dizendo sempre que é para ele comer meus restos, pegar os brinquedinhos e dar pra suas criancinhas porque não os quero mais. Ou, ao contrario, algum 'rico' colocar lixo em minha porta. Ingleses nojentos. Brasileiros, entretanto, talvez merecedores de que joguem lixo nas bundas das suas mulatas que rebolam sempre pro príncipe de Gales. Exemplo claríssimo, retrato da visão que eles tem talvez de um Brasil desgraçado, pobre, que só sabe sambar e rir da própria desgraça. É o lixo no lixo. Lixo de rico na casa de um pobre, com direito a bilhetinho e tudo. Quanto altruismo. Agradeço, sou orgulhosa demais. Espero que seja devolvido e que estes desgraçados engulam seu lixo e nós tenhamos aprendido a não esconder nosso lixo debaixo dos tapetes. Jogue o lixo no lixo.

Comentários

Costa Moreira disse…
E onde está a novidade?
Desde Elton John que a gente recebe lixo inglês...

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

Poema declaratório.

Infame.