Olfaticida.

Fui inventar de arrumar umas gavetas minhas e em tempos de frio, essas gavetas e as roupas ficam meio com cheiro de mofo, misturado a um cheiro de..infância. É, pegando uma blusa, cheirei. Aspirei profundamente o cheiro dela e...chorei. Chorei mesmo. Eu me vi criança abrindo as gavetas de minha mãe. As gavetas dela cheiravam a pó compacto, e suas roupas a sempre um cheiro assim de 'guardados'. Não sei se porque naquela época não tinham amaciantes, que deixam hoje as roupas com cheiro de amaciante mesmo, mas é como se eu tivesse me reportado ao passado. Eu adorava ficar horas deitada na cama dela, sentindo o cheiro do travesseiro da mãe que só travesseiro e cama de mãe tem. Ora lendo, ora cantando com um caderninho de musiquinhas infantis que ela tinha. Ou, muitas vezes pondo outras melodias nas letras dos hinos do hinário da igreja. Não sei porque eu cantava sempre com outras melodias inventadas por mim, não me pergunte Mas..era um cheiro tão singular. A Naftalina tambem era muito usada e a mistura do cheiro de coisas guardadas com pó compacto e naftalina, até hoje, por espanto de muitos amigos, eu sinto um prazer imenso em sentir. Numa sala que trabalhei como sócia de uma empresa tinha um quarto de bagunças. Eu sentia um prazer tão grande em entrar ali e ficar aspirando aquele cheiro de tinta guardada, com mofo, etc. Enquanto os outros fogem, eu entro. Na verdade, muitos cheiros me são agradaveis e peculiares, e porque não dizer inusitados: pneu novo, cheiro de óleo queimado (de caminhões), cheiro daquelas carrocerias de caminhão, uma mistura de lona molhada com óleo diesel, a tal da Creolina, o tal Detefon, que, ao contrario das muriçoquinhas, gosto de ficar no mesmo ambiente que ele quando preciso aciona-lo, e muitos outros que não me lembro agora. Tá, já sou acostumada a me chamarem de estranha, tem nada não. Cheiro da citada Naftalina então, nem se fala. De gasolina, ixe, me mata. Cheiros que trazem lembranças chamam de memória olfativa, vai saber, se é tambem, tudo bem. Deve ser por isso que meu livro preferido é "O Perfume", agora tambem em filme (Patrick Suskind). Outro dia alguem me disse que isso só pode ser coisa da infância mesmo. O inconsciente aflorando o infantil quando aspiro certos cheiros. O prazer que eu sinto é tão grande que aqui na esquina, embaixo de casa tem uma loja de bicicletas e quando passo na frente, passo andando tão devagarzinho, por causa do cheiro dos pneus novos que fico até meio com vergonha. E quando entro nas livrarias? Ai, cheiro de livro novo. Nossa..É orgásmico, além de folhear os livros, cheirar profundamente e sentir o cheiro do livro novo. É muito bom. Odeio Shoppings, mas adoro entrar nas lojas de departamentos, onde o cheiro de roupas novas se mistura com o ar frio do ar condicionado. Tem uma loja no Shopping, a Le Biscuit, que entro tambem as vezes só pra ficar sentindo o cheiro da loja. Mas ninguem me entende e eu tenho que escrever isso aqui, fazer o que? Nossa, o cheiro da Le Biscuit, de arte, de incensos e outros cheiros que não sei aqui descrever é indescritivelmente delicioso ao meu olfato. No meu emocional, os cheiros se revelam mais impactantes até do que os gostos, o paladar. Não vou aqui nem citar nem fazer referência aos cheiros e aspectos gastronômicos nessa minha linha excentrica olfativa, porque dariam muitos e muitos parágrafos. Cheiro de bolo, de alho (que adoro), tantos, tantos. Não acredito em reencarnação, mas será que se existe mesmo eu fui uma cachorrinha? Sair por aí cheirando tudo, absorvendo os cheiros, para que me façam depois lembrar coisas, pessoas, momentos se tornou já um ato inconsciente, e muitas vezes bem consciente. Outro dia cumprimentei alguem que estava com um cheiro de uma colega minha da escola, quando eu era adolescente, uma colega que tomava banho antes de ir pra escola todos os dias. Eu estudava muito cedo e confesso que não era todos os dias que eu tomava banho antes de ir. Ela não, vivia com um cheiro tão bom, que nem precisava cheira-la de perto pra sentir. Se eu sentir aquele cheiro em qualquer lugar, vou lembrar. Ela me disse sorrindo uma vez que o cheiro era só porque ela tomava banho. Aquilo ficou na minha cabeça e na época eu ficava me sentindo 'diferente' porque preferia tomar banho meio dia quando chegava da escola. Sim, sem falar que só compro um tipo de sabonete faz tempo. É. Foi o único sabonete que achei com o cheiro mais parecido com um que a gente tomava banho na fazenda do meu avô (tambem na infância). E quando eu ensinava pré escola? O cheirinho dos aluninhos chegando, os cheiros das merendeiras, dos sabonetes. Escola tem cheiro de escola, repartição pública tem cheiro de reparitião publica, banco tem cheiro de banco, cinema tem cheiro de cinema, lanchonete de lanchonete, já repararam? Não gosto mais de ensinar, mas quando passo em frente a uma escola consigo sentir o cheiro. Ha algumas arvores tambem, plantas. Tem uma da qual acho que é extraído o perfume 'Madeira' mesmo, é um cheiro amadeirado, inebriante e que quando passo em algumas ruas aqui na cidade tenho que parar, fechar os olhos e ficar ali, sentindo o cheiro. E bancos de carros novos? E cheiro de carro velho, aquele cheiro de gasolina, misturado com escapamento? Ô gente, eu realmente gosto muito e me lembra de novo quando morava no interior, e não tinha garagem na casa onde eu morava e eu tinha que alugar uma perto de casa. A garagem tinha um cheiro ruim tão bom..hehehe..e quando eu ia ligar o carro pra sair, quem estava perto saía..e eu ficava. No meu trabalho hoje em dia, sempre abro minha sala e quando abro, já vou dando aquela aspirada loooonga. Reparei hoje que sempre falo pra mim mesma: "Ai, que cheiro booommm".. Minha sala no trabalho tambem tem um cheiro de madeira característico, por causa das mesas, sei lá. Eu tava cheirand..ops, pensando: será que já existe um psicoolfatoterapeuta?. Não posso sentir o cheiro de um perfume desse aí dessas marcas famosas que lembro, por exemplo, o quanto não sinto falta de uma ex amiga. Vou virar um Grenouile, ou já sou? Vou começar a catalogar os cheiros nas coisas, pessoas, situações. Espero não me tornar uma assassina, nem uma suicida, inalando alguma coisa nociva por aí e morrendo..de prazer. Eu quero cheiros, muitos cheiros, que sejam os meus cheiros, que me dão prazer e satisfação. Problema meu. O prazer tambem é só meu.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Helena,
Descobri seu blog através do seu pefil no Orkut.
Eu faço parte de uma confraria de degustação de vinhos, e sabes qual a minha maior dificuldade? Detectar os aromas. Acho que é o meu sentido mais embotado. Fico com inveja de pessoas com essa habilidade. Tambem vi "O Perfume" e gostei muito.
Abraços
Ademir
Unknown disse…
Velho, minha mãe escreve demais...

Minha fonte de inspiração maior...

Te amo mãe!
Tamile Rios disse…
Clarice que se cuide...Seu posto de Dama da literatura está em risco..Pq??? Tudo por conta dela, muitos a chamam de doida, pra mim, ela é apenas HELENA!
Unknown disse…
A CADA DIA EM QUE VIVO MAIS PERTO DE VC MINHA CABEÇA GIRA DE TAL MANEIRA QUE EU FICO LOKO DOIDO E FICO PARADO PESSANDO COMO VC E TAO ITELIGENTE E CRIATIVA SO FALTOU VC SENTIR UM POUCO DO CHIERO DE UM PIERCING... RSRSRSRSRSRSRSRSRSR TE AMO D + HELENZINHA.ASS MARCIO PUNK
Anônimo disse…
Huuuummm...
Cheiro de gasolina, pneu novo, banco de carro... ai ai ai... Se nao te conhecesse te chamaria de Maria Gasolina... hahaha Vc eh otima...

SAC

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

O bordado - lado avesso.

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.