Breve resumo sobre o HAITI.


http://vocesnaoviramnada.blogspot.com/2010/01/historia-do-haiti-breve-resumo.html
(Veja video no link)


No ano de 1492 os espanhóis chegaram à ilha e ocuparam somente o lado oriental. Quase todos os índios nativos da região foram mortos ou escravizados.

A parte oeste da ilha (atual Haiti) foi cedida à França em 1697, os franceses passaram a cultivar cana-de-açúcar utilizando mão-de-obra escrava africana. Influenciados pela revolução Francesa, os escravos se rebelaram em 1891.

Conquistaram sua independência apenas em 1804, e se tornaram a primeira nação negra das Américas. Em 1806, um golpe da elite mulata tomou o poder. Já em 1814 o lado leste da ilha foi retomado pela Espanha. Os Estados unidos fizeram uma ocupação no território do Haiti entre os anos de 1915 e 1934.

François “Papa Doc.” Duvalier foi eleito presidente do Haiti em 1957, ele instalou um governo de terror e ditador, perseguia a oposição e a igreja Católica. Com sua morte em 1971, seu filho Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc. assumiu o poder, figura estranha, gordo, ocioso, certa indefinição sexual. Foi deposto em 1986, fugindo para a Riviera Francesa, onde vive muito bem até hoje. Quando ele se foi acabou-se o charme do regime..

Em 1986, com o aumento dos protesto populares ele fugiu para a França. O Padre Aristide tornou-se presidente após as eleições de 1990. Um golpe militar no ano seguinte levou Aristide a ser deposto. Os Estados Unidos e a ONU pressionaram o país para que Aristide voltasse a governa a nação.

Em 1994 o Haiti foi ocupado por uma força multinacional, a qual concedeu o poder novamente a Aristide. Após as eleições de 2004, vencida por Aristide, grupos rebeldes começaram um levante armado que se espalhou pelo país, o que fez com que o então presidente renuncia-se ao governo. Imediatamente a ONU aprovou o envio de tropas armadas para o Haiti, na tentativa de restabelecer ordem.

Dos 8 mil soldados enviados, a maioria é de brasileiros, pois o Brasil foi o país que mais cedeu homens para a missão e foi escolhido para comandar a operação, a qual continua até os dias atuais.

Não há como não se comover com esse terremoto, com esse caos, com tanta desolação. Agora os presos fogem das cadeias, saqueam e na minha visão cruel, tudo está apenas começando. Castigo de Deus, fúria da natureza, chame como quiserem, mas que é triste, é.

Comentários

Anônimo disse…
Gente, tenham misericórdia desse País, dessas pessoas, dessas vidas, que sofre tanto com os descasos dos Governos do mundo, que se enchem de si mesmos e se esbanjam de riquezas enquanto SERES HUMANOS se desfalecem de tristeza, de fome e sofrimento. Pra você que pode, ajude financeiramente, ou ajude com suas orações, mais não deite no seu confortável travesseiro sem se lembrar que pessoas assim como VOCÊ está sofrendo.
Unknown disse…
E gente, não é só pq temos tudo e estamos no conforto, que não devemos lembra do próximo, quando Deus nos fez ele nos fez pra sermos felizes e não miseráveis. Temos que orar por essas pessoas pois só Deus irá ajudá-los, mas nos podemos ajudar tbm se ajudarmos financeiramente... só não podemos e cruzar os braços e deixar pessoas como agente passando fome.

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.