Promete NUNCA MAIS ESCREVER ERRADO?

Avisa que:

'A partir' se escreve separado, sempre e sempre e sempre? Não existe a palavra 'APARTIR' e escreve-se separado e sem a crase! Exemplo, "Dancebem Rave alucinante, A PARTIR das 22:00hs"!

Avisa tambem que:

'A gente' é uma forma popular de se referir à primeira pessoa do plural: nós. Exemplo: 'A gente foi lá ontem'. Neste caso, as outras palavras devem seguir a concordância para o singular, mesmo que "a gente" expresse uma idéia coletiva e seja equivalente à primeira pessoa do plural: "nós".
Sempre escreva "A gente fez", "A gente foi", "A gente comeu", e nunca "A gente fizemos", "A gente fomos", "A gente comemos".
O plural será usado, é óbvio, se você usar a forma nós: "Nós fizemos", "Nós fomos", "Nós comemos", etc.

'agente', sem espaço entre o "a" e o "gente", é um substantivo, uma palavra que designa uma pessoa que exerce determinada atividade: agente de viagem, agente de serviço, etc, com outros sentidos possíveis também.

...........
Vejo tanta gente 'boa', 'letradinha' errando nisso que resolvi fazer um lembretezinho aqui, ta? Não me levem a mal, é que posso ser tolerante com quem sei que realmente não tem uma instruçãozinha, mas com quem lê e estuda, e se interessa em falar e escrever direitinho, não posso ser..Dói..

Comentários

Gostei da sinceridade, e do direcionamento! =)

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.