O melhor solo de guitarra do mundo.


'Estava passando algumas dicas de guitarra para o meu irmão mais novo e de repente me veio aquele pensamento à cabeça, remetendo às infindáveis (e saudáveis) discussões da época de guitarrista adolescente: qual é o melhor solo de guitarra do mundo de todos os tempos?
Primeiro precisamos definir o que é solo de guitarra. Um solo de guitarra é aquele momento da música em que o tempo para e o instrumento toma conta. São aqueles segundos ou minutos em que todos os outros instrumentos trabalham só para ela. É o artifício do guitarrista para fazer você delirar, voar, interromper o que estiver fazendo e dizer “Do caraleo…”.
Às vezes acontece bem aquele momento em que você está curtindo o som no carro e sua garota (até então quietinha) resolve puxar assunto, tirando sua concentração do solo: “Então amor, sabe aquele assunto que eu te falei outro dia?”. Vai me dizer que não dá vontade de jogar ela do carro só para continuar ouvindo o solo?
Um bom solo de guitarra não é necessariamente aquele que tem 1 milhão de notas por segundo e nem o mais técnico, mas aquele que aos seus ouvidos parece dizer alguma frase (mesmo para você 1 milhão de notas por segundo altamente técnicas passem alguma mensagem). Grandes solos de guitarra remetem a grandes guitarristas, com suas grandes técnicas, grandes amplificadores, efeitos, guitarras e mensagens indizíveis.
Por prezar a qualidade da nota certa no lugar certo, para mim os melhores solos são de David Gilmour, do Pink Floyd. Ele é um fonoaudiólogo que ensinou a guitarra a falar corretamente.
Como estamos em busca do melhor solo de guitarra do mundo, fico com o da musica “Time”, do indispensável  The Dark Side Of The Moon (1973), o famoso disco do prisma.'


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O bordado - lado avesso.

'...todas as cartas são...'

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.