Cambada.

Aí eu resolvi ir a um posto de saúde da família próximo à minha casa. Ouvi falar que atendia lá um médico clínico geral renomado e lá vou eu. Havia passado por lá antes para agendar o agendamento e nem vou contar essa parte senão esse texto ficaria maior do que já vai ficar. Certo, marcado para as 8:00hs da manhã do day after, lá estava eu às 7:00hs, Caxias que sou. Ao chegar já estavam umas 15 pessoas, do lado de fora, em pé, na chuva. Às 8:10hs chegou o segurança em sua moto, ainda bocejando, abriu o portão e as portas daquele quase inferno, sujo, cadeiras quebradas, bebedouro amarrado e remendado e quebrado, tudo sem o menor cuidado. Fui logo sendo a porta-voz da fila, perguntando sobre o tal horário marcado. Claro, já tinha ouvido das senhorinhas na fila que a 'moça' da recepção só chegava às 8:00hs e que TODO MUNDO ESTAVA MARCADO PARA O MESMO HORÁRIO, como sempre, mas, mesmo assim quis me certificar com o sonolento segurança.

Oi? É isso mesmo, que todos ali estavam marcados para o mesmo horário? Na fila estava uma garota, jovem, bem arrumada (assim como eu) que logo se manifestou com um sotaque sulista sobre o fato da aglomeração de pessoas para um mesmo horário marcado. Dela falarei posteriormente. A briga já começou para saber quem chegou primeiro, antes e depois, quem tem prioridade e etc. Até ameaça de morte eu presenciei e segundo me informaram, sim, já quase se mataram ali, por ser uma área onde o tráfico passeia livremente e impõe suas regras, já que está entre uma área nobre e uma favela. Lembrei, então, que estou no Brasil, na Bahia, no Nordeste. Me informaram que quando a Secretária de Saúde do Município visita o Posto, uma vez em cada nunca, eles arrumam, maquiam, chegam no horário e ATÉ COPOS DESCARTÁVEIS COMPRAM. Eu ri pra não chorar.

Sim, eu sei que os perrengues em filas de atendimento médico, mesmo que particulares, dentro de uma subserviência aos Planos de Saúde também não são legais. Mas eu nunca fui a um atendimento particular, mesmo que espere bastante, para ao menos não ter um ar condicionado ou um copo descartável, um chão limpo e a sensação de que você está pagando por um serviço. Experimente ir a um posto desse e compare. Fiquei ali aguardando o médico porque eu quis sim ver isso tudo de perto. E sim, eu pago por aquilo ali.

Pude ver aquela profissional responsável pelos dentistas chegar arrastando os pés e com a cara muito, mas muito feia e sisuda gritar, sim, gritar muito alto: 'Quem vai querer marcar dentista aí, CAMBADA?'. Cambada? Senhoras, velhinhas, portadores de necessidades especiais, gestantes, gente, pessoas. Fiquei ali pra ver aquelas pessoas vestidas como quem estavam em casa na faxina e o posto de saúde, aquela humilhação toda, parecia a extensão da sua casa, dos seus hábitos, da sua rotina. Lamentei por elas. Lamentei pelo cheiro delas e pelo cheiro daquele lugar. Apenas lamentei e lembrei das promessas dos candidatos populistas, que dão a esse povo as migalhas para se sentirem 'empoderados', mas o que lhes é de direito e lhes imputam DIGNIDADE, isso não dão. Eles desconhecem isso. Essas pessoas não sabem o que é o melhor, se só conhecem o pior. Como diria a mãe de uma amiga: 'quem é do chão não quer colchão'.

As 10:30hs fui atendida pelo médico, já quase indo embora. A moça com sotaque sulista estava grávida e foi marcar seu Pré Natal. Me disse que conheceu o marido lá no Paraná e ele é daqui da cidade. Vai passar algum tempo aqui e gostaria de fazer o pré natal pelo SUS e ali estava. Me disse que fez seu acompanhamento do primeiro filho lá e que o agendamento é online. As pessoas ligam para confirmar e quando chegam, já recebem a senha para aguardarem, sentadas, no ar condicionado (quando precisa, pois é frio o clima geralmente) e claro, o tratamento era totalmente diferente. Eu saí e ela ainda não havia sido atendida.

Não, eu não volto mais ali, mesmo tendo conseguido que o médico me encaminhasse para outros, que me passasse medicações e me deixasse tranquila com relação a exames de rotina. Eu não mereço aquilo ali, mas, quem merece? Desafio a qualquer fanático político de uma esquerda que predominou esse País tantos anos a passar por isso. Me expliquem. Me digam, por favor, em que a Saúde pública melhorou se perto da minha casa eu não vejo isso? Onde está aquela propaganda dos Governos? Me digam, podem me dizer mesmo, como NENHUM setor teve nada de melhor ou mudou? Tratam-nos como animais. Uma pessoa veio me dizer que eu votasse em um dos candidatos dessa dita esquerda porque eles tratam as pessoas como 'gente'. Onde mesmo? Nas escolas? Na saúde? No narcotráfico que impera e só nos assusta? 

Sim, me sinto envergonhada quando lembro dessas situações porque teria mais umas duas que poderia contar aqui, mas não é necessário. Vá lá ver. Vá marcar um exame em postos credenciados pelo SUS. Tem um ali ao lado do Hospital D. Pedro. Os pobres coitados, aquela gente fica em pé, no sol, na chuva, senhores, senhoras, doentes em tratamento de câncer (vi uma senhora que saiu da radioterapia desmaiar na fila), crianças, mães com bebes de colo e quando começam a ser atendidas, são como gado indo para o matadouro e os seus algozes tocando a manada. E outros pobres coitados no atendimento, porque foram indicadas e usam cabrestos, em troca de uma miséria de salário. Me arrepia dizer isso, mas são sem nenhum coração esses bandidos que desviam verbas bilionárias da saúde. Nem vou entrar na Educação e no aparelhamento da segurança e etc.

Sim, eu tenho vergonha desse País, dessa situação e meu sentimento é de total indignação. Esse País precisa levar um choque de realidade, precisa acordar para o menor, precisa ouvir todos os lados, mesmo que lhe embrulhe o estômago, precisa saber que não é tirando do rico que o pobre vai ter, mas é dando dignidade a todos, sem distinção, é extirpando a ganância da corrupção, é com Educação, valores mesmo, muitas vezes tradicionais que ao menos mantemos as coisas nos seus lugares. Chega! Não merecemos mais tanto desrespeito e empoderamento não é só aceitar cachos e gays, é ter dignidade em ser bem tratado nos serviços mais elementares e primários, INDEPENDENTE DE QUEM E O QUE VOCÊ SEJA! 

Eu não vou mais ali, assim como nunca mais acredito em promessas de governos populistas. Vá lá fazer um laboratório, leve seus filhos nesses postos, coloque em escolas públicas e depois venha me dizer. Vamos nos indignar juntos, aí sim, sentirei que seremos todos iguais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'...todas as cartas são...'

O bordado - lado avesso.

Darwin, Lamarck, Deus e Eva.